Carduelis Atrata

Descrição

Com um comprimento de 13cm, o macho é quase todo negro brilhante, o amarelo intenso aparece apenas no baixo ventre, nas asas  e na cauda. A fêmea tem as mesmas cores apenas são menos intensas. Nos juvenis o preto é mais acinzentado e o amarelo é mais alaranjado.

Carduelis Atrata Macho

Carduelis Atrata Macho

Carduelis Atrata Femea

Carduelis Atrata Femea

Distribuição

Distribui-se por quatro países ao longo da Cordilheira dos Andes, Argentina, Bolívia, Chile, e Peru.

Habitat

O seu habitat natural estende-se pela Argentina, Bolívia, Chile, e Peru, em matagais e prados de montanha pedregosos e semi-áridos, dos 2000m aos 4800m. Frequenta as zonas rochosas semeadas de moitas e arbustos, as escarpas, as vertentes atapetadas de plantas herbáceas, os prados de gramíneas, os pequenos bosques abertos, os planaltos andinos, as estepes e as pradarias. No Chile encontra-se nas altas cordilheiras da zona norte, a alturas entre os 3.500m e os 4.500m, chegando mesmo a nidificar aos 4500m. No Peru encontramo-lo a partir dos 2600m, na Argentina entre os 2000 e os 3000m. Para sobreviver ao ar rarefeito destas altitudes, o seu sangue tem mais glóbulos vermelhos do que o dos pássaros de zonas mais baixas. Além disso, estão bem adaptados a grandes amplitudes térmicas, pois têm que suportar temperaturas que vão dos +22 aos -22 °C, com flutuações de 20 °C entre o dia e a noite.

Nidificação

O período de reprodução inicia-se com o fim do estação das chuvas, em Novembro, com o florescimentos das plantas. O ninho é construído pela fêmea num arbusto, numa árvore, ou numa fenda ou parapeito numa parede rochosa. É feito com raminhos, fibras vegetais, musgo, e forrado com pêlos e penugem vegetal. Põe 3 a 5 ovos branco-azulados com pintas acastanhadas. A incubação dura 12 dias e as crias permanecem no ninho durante 3 semanas.

ovos carduelis atrata

ovos carduelis atrata

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s